EDUCAÇÃO EM MUSEUS: ASPECTOS DE CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES DESENVOLVIDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Museu, Aluno, Escola, Prática PedagógicaResumo
O texto trata do estudo sobre a relação educacional entre museu, alunos e escola e de aspectos que abrangem o acesso à aquisição e difusão do conhecimento e desenvolvimento de novas competências a partir da experimentação e de pesquisas pela visitação a organização espacial e ao espaço geográfico. Verifica-se a implicação na relação, que dentre os vários fins, volta-se para o desenvolvimento de um cidadão crítico reflexivo e, que por sua vez se coaduna com objetivo da escola. Para tanto, o estudo utiliza de pesquisa qualitativa com base em procedimento bibliográfico, documental e de estudo de caso. Ressalta-se que os espaços educativos são ambientes dinamizadores de suas práticas educativas e, que o conhecimento de acervo e objetos, de seus espaços geográficos e da disposição local dos museus auxiliam na divulgação do patrimônio material e imaterial em sua comunidade, além de promover o fortalecimento da identidade da comunidade. Assim o aluno-visitante, se torna conhecedor e difusor de conhecimento cultural, social, não somente pelos estudos e pesquisa desenvolvidos na visita; mas principalmente, pelo desenvolvimento da cidadania e do entendimento de preservação do seu patrimônio histórico cultural.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
SIMCAES – Representações socioespaciais, ensino e aprendizagens significativas
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.