EDUCAÇÃO EM MUSEUS: ASPECTOS DE CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES DESENVOLVIDAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • MARIA AUXILIADORA RIBEIRO SILVA
  • MATEUS SOUZA

Palavras-chave:

Museu, Aluno, Escola, Prática Pedagógica

Resumo

O texto trata do estudo sobre a relação educacional entre museu, alunos e escola e de aspectos que abrangem o acesso à aquisição e difusão do conhecimento e desenvolvimento de novas competências a partir da experimentação e de pesquisas pela visitação a organização espacial e ao espaço geográfico. Verifica-se a implicação na relação, que dentre os vários fins, volta-se para o desenvolvimento de um cidadão crítico reflexivo e, que por sua vez se coaduna com objetivo da escola. Para tanto, o estudo utiliza de pesquisa qualitativa com base em procedimento bibliográfico, documental e de estudo de caso. Ressalta-se que os espaços educativos são ambientes dinamizadores de suas práticas educativas e, que o conhecimento de acervo e objetos, de seus espaços geográficos e da disposição local dos museus auxiliam na divulgação do patrimônio material e imaterial em sua comunidade, além de promover o fortalecimento da identidade da comunidade. Assim o aluno-visitante, se torna conhecedor e difusor de conhecimento cultural, social, não somente pelos estudos e pesquisa desenvolvidos na visita; mas principalmente, pelo desenvolvimento da cidadania e do entendimento de preservação do seu patrimônio histórico cultural.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

SIMCAES – Representações socioespaciais, ensino e aprendizagens significativas