INSTRUÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • LOURDES MARIA SANTOS MONTEIRO SOUSA
  • JUAN DANTAS CARVALHO
  • ANDREIA DOS SANTOS SOUSA

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Escola, Prevenção

Resumo

A principal finalidade dos primeiros socorros é realizar o atendimento inicial de emergência a fim de preservar ao máximo a vida e preparar a vítima para o atendimento especializado. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de ressaltar a importância do ensino periódico destes procedimentos em ambientes escolares, tendo em vista que alunos, professores e funcionários demonstram-se despreparados para oferecer suporte em situação de emergência. Trata-se de uma pesquisa realizada com alunos do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar – CPM - Unidade Dendezeiros, no município de Salvador-Bahia. Para execução deste estudo definimos que na metodologia deveria constar métodos qualitativos e quantitativos. Em um primeiro momento houve a necessidade de revisão bibliográfica objetivando domínio e nivelamento do conteúdo; para realização da pesquisa utilizou-se um questionário contendo perguntas objetivas de múltipla escolha com a finalidade de conhecer possíveis limitações que os alunos poderiam ter sobre os procedimentos de urgência e emergência. A participação dos alunos se deu de forma opcional a partir da conscientização da importância de expressar sua opinião para melhorar o colégio, assim evita-se que coleta de dados possa gerar informações mascaradas, obedecemos apenas o critério de serem alunos do CPM cursando o Ensino Médio. Em posse d os questionários aplicados, foi realizada a tabulação dos dados e a construção dos gráficos assim como a sua aná lis e. Foram entrevistados 60 alunos. 95% afirmam terem presenciado algum colega sentindo-se male apenas 25% acreditam que conseguiriam prestar um atendimento satisfatório. Todos os entrevistados consideram essencial o conhecimento de primeiros socorros por parte dos corpos discente e docente, e aproximadamente 65% destes alunos sentem vontade de assistir ao menos uma instrução sobre primeiros socorros. Em 1998 o Governo Federal elaborou os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, que tem o objetivo principal de orientar os educadores por meio da normatização de alguns fatores fundamentais do ensino, em uma de suas diretrizes é ressalta da a importância de conhecer e cuidar do próprio corpo, estimando a adoção de hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva. Vinte anos depois, em outubro de 2018, o Governo Federal sanciona a L ei de n º 13.722, que considera obrigatória a instrução de primeiros socorros a professores e funcionários das redes de ensino público e privado. Apenas 20% desses estudantes apresentavam um conhecimento prévio sobre a lei supracitada, e apenas 25%acredita m que a escola demonstra a devida preparação para aderir à nova exigência. Verifica-se que 55% sentem dificuldade (pelo corpo docente e pelos funcionários) de atendimento para com o aluno. Considerando o cotidiano do ambiente escolar, certamente podem ocorrer acidentes, uma atitude inadequada pode agravar a situação, mesmo sendo um ato de solidariedade sem más intenções. Crianças e adolescentes são capazes de avisar e ajudar em diferentes situações, desde que tenham a orientação adequada, sendo necessário um constante aprendizado para que possam se familiarizar com as técnicas corretas realizadas em alguns procedimentos de emergências, que apesar de simples podem contribuir para salvar uma vida. Estender seu conhecimento aos primeiros socorros é algo essencial para sua vida, todo colégio poderia proporcionar essa oportunidade de forma periódica. Esperamos que nossa pesquisa possa conscientizar os gestores das escolas sobre a importância da periodicidade de instrução de primeiros socorros. Este estudo tem como objetivos específicos: Analisar o nível de conhecimento dos estudantes sobre primeiros socorros; demonstrar que é possível enriquecer o currículo escolar com atividades sobre primeiros socorros; e incentivar aos alunos, professores e funcionários a adoção de posturas e hábitos que valorizem a vida.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

RÁDIO – Lugar e dinâmicas socioespaciais