A IMPORTÂNCIA DO PROJETO DA RÁDIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA UM RELATO DO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE LOBATO

Autores

  • CAMILA MIRANDA MENEZES CORREIA
  • LUDMILA SOLEDADE TEIXEIRA
  • IMAIRA SANTA RITA REGIS

Palavras-chave:

Projeto da Rádio, Pesquisa científica, Educação Básica

Resumo

Este relato de experiência tem como base o projeto “A Rádio da Escola na Escola da Rádio” que está vinculado ao Grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade (GEOTEC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus I, Salvador – BA. Em parceria com as escolas públicas no ano de 2013, o projeto alcançou o Colégio da Polícia Militar da Bahia – Unidade II Lobato (CPM-Lobato), localizado no Subúrbio Ferroviário da cidade de Salvador/BA. Desde então, alunos do ensino fundamental II e ensino médio se debruçam na educação científica e desenvolvem pesquisas embasadas nos conceitos de memória, história, lugar e geotecnologia. A cada início de ano letivo abrem-se novas inscrições para os alunos que desejam participar do projeto de iniciação científica. Os encontros são realizados semanalmente nos turnos opostos das aulas, sendo um encontro semanal e os demais encontros virtuais. Esses são momentos ímpares em que os alunos da Rádio são envolvidos pela educação colaborativa, pois, em diversos momentos, desde a escolha do tema, na elaboração dos objetivos, das entrevistas e questionários a serem aplicados no lócus de pesquisa, até na própria saída de campo, todos os pesquisadores juniores são estimulados a contribuírem com a pesquisa do colega. Assim, torna-se relevante trazer a tona práticas pedagógicas como essa que dinamizam e potencializam o processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo geral relatar os benefícios do projeto da Rádio na vida dos estudantes da educação básica no colégio CPM-Lobato, e como objetivo específico descrever de que forma o projeto da Rádio continua atuando na vida cotidiana e acadêmica dos egressos. Deste modo, visando alcançar este fim, adotou-se a metodologia da pesquisa de campo, através do método da oralidade, com aplicação de questionários a alunos que participaram do projeto em questão no CPM-Lobato desde o nono ano do ensino fundamental II até o terceiro ano do ensino médio entre os anos 2014 a 2018. Com o 1º questionamento buscou-se saber quais motivos os levaram a participar do projeto da rádio, as resposta foram diversas perpassando por sentimento de curiosidade até a busca pelo conhecimento; no 2º questionamento os egressos expuseram como era sua relação com o projeto: onde as respostas perpassaram pela esfera do emocional ao racional; 3º questionamento - quais conhecimentos adquiridos você levou para a sua vida pessoal, acadêmica e profissional: aqui foi destacada a importância da ABNT, o desenvolvimento de competências relacionadas à escrita e ao comportamental; o 4º questionamento: de que maneira o projeto da rádio lhe auxiliou no ingressou a universidade, a qual os alunos alegaram o auxílio no desenvolvimento da visão crítica e reflexiva; no 5º - e último - questionamento procurou-se entender como a pesquisa realizada no projeto da Rádio a partir das saídas de campo e das pesquisas bibliográficas ampliaram suas perspectivas sobre o entendimento do conceito de lugar, memória, história e geotecnologias, principalmente no âmbito da nossa cidade: as respostas foram quase que unanimes, pois os mesmos afirmaram que se aprende mais quando saímos da teoria e vamos para prática; Além de terem relatado que a realização da pesquisa científica ajudou a construir opiniões fundamentadas acerca da realidade de Salvador, contribuindo, assim para ampliar a visão de mundo. Mediante as colocações feitas pelos egressos, conclui-se que o presente relato possibilitou descrever sobre a importância da pesquisa científica na educação básica, pois esta promove uma aprendizagem mais dinâmica onde o conhecimento é construído através da interação e não simplesmente pela transferência de conteúdo.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

RÁDIO – História e memória