O CYBERBULLYING: A INTERNET TOCANDO TERROR NO DIA-A-DIA DOS ESTUDANTES DA ROBERTINHO
Palavras-chave:
Bullying, Cyberbullying, EscolaResumo
A discussão sobre bullying e suas consequências estão presentes em vários contextos, quer seja na escola, na família e/ou simplesmente nos grupos de amigos. De um habitual comentário até uma intensa difamação, o bullying se faz presente nas vidas dos jovens sem que eles mesmo identifiquem as suas consequências. Segundo Santos (2018) o bullying se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia. Na escola é comum os casos de bullying, uma vez que as brincadeiras de mau gosto fazem parte das relações entre os jovens, entretanto no que se refere a psicologia, o bullying escolar, de acordo com Crochík (2012), “tem sido definido como a hostilidade de um aluno mais velho ou mais forte, ou grupo de alunos, intencionalmente e com frequência, dirigida a um mesmo aluno, podendo gerar diversas consequências psíquicas” e por conta disso deve-se ter uma atenção especial com relação a ele e não compreendê-lo como apenas uma “brincadeira de criança”. Segundo a psicologia existem diferentes tipos de bullying, expressados em ações verbais e/ou físicas, no entanto com a inserção da internet e a expansão das redes sociais outra forma de agressão chega à vida dos jovens, o cyberbullying. Cyberbullying é um tipo de bullying praticado pelas Redes Sociais em páginas e aplicativos como: WhatsApp, Facebook, Twitter, Orkut, E-mail, Instagram e YouTube, onde a “perturbação” é constante e de forma abrangente, pois a “zueira” se expande para além dos muros da escola, ocasionando séria consequências como: tristeza, angústia, depressão, atitudes agressivas e até mesmo o suicídio. Na Escola Municipal Governador Roberto Santos localizada na cidade de Salvador-Ba existem todas as espécies de bullying, isto porque a escola é uma instituição de grande porte e acolhe estudantes de diferentes realidades e a “zueira” é comum entre os estudantes. No entanto, nos últimos anos o Cyberbullying vem tomando forma e ferindo um grande número de estudantes, criando com isso uma questão geradora dessa intenção de pesquisa: Como Cyberbullying se perpetua entre os alunos da Robertinho? Nesse sentido, este projeto tem como objetivo compreender como é praticado o Cyberbullying dentro da escola, visando entender o comportamento dos estudantes e reconhecer os principais motivos que levam os estudantes a esse tipo de comportamento, nocivo para quem sofre a ação e para quem o pratica. Dessa forma, essa pesquisa será um Estudo de Caso, onde se pretende compreender o problema apresentado, para tanto serão estudadas algumas bibliografias que apresentem explicações sobre o tema. Para o conhecimento da realidade vivida serão feitas entrevistas com estudantes com a finalidade de compreender as implicações do Cyberbullying na vida desses jovens.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
RÁDIO – Arte, cultura e sociedade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.