POR DENTRO DA CIDADE: UM TOUR PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DO ENTENDIMENTO DO LUGAR
Palavras-chave:
Geotecnologia, Passeio Pedagógico, LugarResumo
Promover o entendimento do lugar deve ser uma das mais recentes empreitadas da educação na contemporaneidade. A escola é um lugar multifacetado, constituído pelas diversidades e diferenças dos sujeitos, nele se destacam os profissionais da escola, alunos e famílias. A educação atual tem sido cobrada a uma nova postura pedagógica na formação do sujeito. As aprendizagens dos alunos necessitam perpassar pelos saberes das coisas que lhe são mais próximas, mas muitas vezes esses saberes não são discutidos e confrontados em sala de aula, pois também fogem ao conhecimento de muitos professores. E como forma de aproximar os professores dos locais de vivências dos alunos, o movimento de conhecer a cidade, por meio de um tour pedagógico, como processo geotecnológico da inventividade humana, se faz oportuno tendo em vista o conhecimento dos bairros onde as escolas e os alunos estão situados, bem como, a história da comunidade de diferentes pontos da cidade. O Passeio Pedagógico apresenta-se como um importante instrumento de possibilidade de conhecimento do(s) o(s) lugar(es). Para tanto, a construção de um roteiro pedagógico geografizando a cidade mostra-se imprescindível à concretude desta ação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.