OS MUNDOS VIRTUAIS DO MINECRAFT E O ESPAÇO DA ESCOLA

Autores

  • LEANDRO COELHO CORREIA
  • TÂNIA MARIA HETKOWSKI

Palavras-chave:

Minecraft, Mundos Virtuais, Geotecnologias

Resumo

Existe uma relação marcante entre a compreensão do espaço com seus desdobramentos sociais e a constituição do ser cidadão e, consequentemente, reflexões acerca do espaço e cidadania devem ser iniciadas na escola, pela sua contribuição para a formação do indivíduo como ser cidadão e como produtor de agenciamentos sócio espaciais. As geotecnologias são reconhecidas como potenciais à reflexão sobre o espaço da/na escola, através de práticas pedagógicas inovadoras entre alunos e professores. Assim, este texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo avaliar o potencial geotecnológico do jogo digital Minecraft. Através de uma abordagem participante o Minecraft foi utilizado para discutir, com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, conceitos de localização, orientação espacial, lugar, território e transformação sócio espacial. A etapa de análise de dados da pesquisa se encontra em andamento, mas os resultados aqui apresentados já permitem afirmar o potencial geotecnológico do Minecraft.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias