OS MUNDOS VIRTUAIS DO MINECRAFT E O ESPAÇO DA ESCOLA
Palavras-chave:
Minecraft, Mundos Virtuais, GeotecnologiasResumo
Existe uma relação marcante entre a compreensão do espaço com seus desdobramentos sociais e a constituição do ser cidadão e, consequentemente, reflexões acerca do espaço e cidadania devem ser iniciadas na escola, pela sua contribuição para a formação do indivíduo como ser cidadão e como produtor de agenciamentos sócio espaciais. As geotecnologias são reconhecidas como potenciais à reflexão sobre o espaço da/na escola, através de práticas pedagógicas inovadoras entre alunos e professores. Assim, este texto apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado que tem por objetivo avaliar o potencial geotecnológico do jogo digital Minecraft. Através de uma abordagem participante o Minecraft foi utilizado para discutir, com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, conceitos de localização, orientação espacial, lugar, território e transformação sócio espacial. A etapa de análise de dados da pesquisa se encontra em andamento, mas os resultados aqui apresentados já permitem afirmar o potencial geotecnológico do Minecraft.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.