OS "NÓS" DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO

Autores

  • JAQUELEIDE LIMA
  • BARBARA COSTA
  • JOSÉ ANTÔNIO CARNEIRO LEÃO

Palavras-chave:

Avaliação, Práxis pedagógica, História e memória

Resumo

Este estudo visa descrever o desenvolvimento de ações pedagógicas realizadas em turmas de alfabetização do município de Dias d’Ávila, durante o ano letivo de 2018. Neste contexto, como se evidenciam olhares sobre o ato de avaliar e mudanças de ações/práticas pedagógicas a partir de reflexões realizadas ao longo de um percurso letivo que proporcionaram momentos de encontros formativos. A metodologia implica na observação de sujeitos locais interagindo em suas teias de “nós” (alunos e professores), tendo em vista o contexto histórico e repertórios de cada envolvido no processo de alfabetização de crianças em Dias D’Ávila, a partir do instrumento de avaliação aplicada via Programa Federal do MEC. Os resultados possibilitaram discussões sobre a aplicação de instrumentos avaliativos de larga escala e a necessidade de se avaliar a partir das vivências e pertinências de cada escola, espaço de localização e experiências próprias das crianças e dos profissionais envolvidos no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias