OS "NÓS" DA AVALIAÇÃO ESCOLAR: IMPLICAÇÕES DE UM PROCESSO FORMATIVO
Palavras-chave:
Avaliação, Práxis pedagógica, História e memóriaResumo
Este estudo visa descrever o desenvolvimento de ações pedagógicas realizadas em turmas de alfabetização do município de Dias d’Ávila, durante o ano letivo de 2018. Neste contexto, como se evidenciam olhares sobre o ato de avaliar e mudanças de ações/práticas pedagógicas a partir de reflexões realizadas ao longo de um percurso letivo que proporcionaram momentos de encontros formativos. A metodologia implica na observação de sujeitos locais interagindo em suas teias de “nós” (alunos e professores), tendo em vista o contexto histórico e repertórios de cada envolvido no processo de alfabetização de crianças em Dias D’Ávila, a partir do instrumento de avaliação aplicada via Programa Federal do MEC. Os resultados possibilitaram discussões sobre a aplicação de instrumentos avaliativos de larga escala e a necessidade de se avaliar a partir das vivências e pertinências de cada escola, espaço de localização e experiências próprias das crianças e dos profissionais envolvidos no processo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.