MEMÓRIA DA ESCOLA MUNICIPAL NOVA DO BAIRRO DA PAZ: IDENTIDADE E PERTENCIMENTO DE UMA COMUNIDADE
Palavras-chave:
EJA, Memória, Pertencimento, IdentidadeResumo
Esse trabalho surge a partir da inquietação e questionamento que se dá quando ocorre a percepção do desleixo, proposital ou não, com as memórias de uma escola, em comunidade periférica de Salvador e as consequências disso. Nesse sentido, surge a questão que norteia essa pesquisa: como, a partir da memória de um lugar, de uma escola e dos seus alunos, é possível criar uma relação identitária, um sentimento de pertencimento e uma percepção crítica sobre a sociedade em que estão inseridos? O trabalho intenta compreender os elementos que compõem a memória da Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, conjuntamente com os alunos do segmento educacional de Jovens e Adultos e da comunidade escolar em geral, do espaço social do Bairro da Paz, integrando proposta do REDEPUB, projeto do Grupo de Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, vinculada à Universidade do Estado da Bahia. Para isso buscamos identificar os elementos de memória, nos relatos dos membros da comunidade, através de atividades provocativas realizadas durante os anos letivos de 2016/2017, de pesquisas em arquivos e nas narrativas coletadas nesse espaço social. Registramos de forma participativa com a comunidade escolar, o processo de afirmação da cidadania a partir da percepção da relação entre memória, sujeitos e escola. Construímos instrumentos para difundir as memórias da comunidade por meio de publicação de vídeos, atividades e textos, elaborados coletiva e individualmente, de caráter político educacional em meio virtual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.