INSERÇÃO DO MAPEAMENTO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA EM AMBIENTE ACADÊMICO

Autores

  • ELIAS NAIM ELIAS
  • DANIEL FERREIRA DE OLIVEIRA
  • VIVIAN DE OLIVEIRA FERNANDES

Palavras-chave:

Informação Geográfica Voluntária, OpenStreetMap, Multidisciplinar

Resumo

O presente trabalho consiste em apresentar as aplicabilidades da plataforma de mapeamento colaborativo do OpenStreetMap (OSM) de forma a obter informações para a aplicação multidisciplinar em ambientes acadêmicos. A escolha do OSM foi dada devido a abrangente quantidade de contribuidores cadastrados e, que interagem constantemente com a mesma (abundância de dados). A partir de uma atividade realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA) com estudantes de diferentes áreas, foram realizadas tarefas básicas na plataforma quanto a edição, armazenamento e obtenção dos dados, além uma breve conceituação do potencial destes dados. Ao final, realizou-se uma mensuração das características dos participantes em relação a atividade e as possibilidades de aplicação em suas pesquisas. Conclui-se que o potencial dos dados do OSM está relacionado a finalidade designada para o mesmo, o público alvo e o conhecimento referente a plataforma.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias