INSERÇÃO DO MAPEAMENTO COLABORATIVO NA EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA EM AMBIENTE ACADÊMICO
Palavras-chave:
Informação Geográfica Voluntária, OpenStreetMap, MultidisciplinarResumo
O presente trabalho consiste em apresentar as aplicabilidades da plataforma de mapeamento colaborativo do OpenStreetMap (OSM) de forma a obter informações para a aplicação multidisciplinar em ambientes acadêmicos. A escolha do OSM foi dada devido a abrangente quantidade de contribuidores cadastrados e, que interagem constantemente com a mesma (abundância de dados). A partir de uma atividade realizada na Universidade Federal da Bahia (UFBA) com estudantes de diferentes áreas, foram realizadas tarefas básicas na plataforma quanto a edição, armazenamento e obtenção dos dados, além uma breve conceituação do potencial destes dados. Ao final, realizou-se uma mensuração das características dos participantes em relação a atividade e as possibilidades de aplicação em suas pesquisas. Conclui-se que o potencial dos dados do OSM está relacionado a finalidade designada para o mesmo, o público alvo e o conhecimento referente a plataforma.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.