ARQUIVO ESCOLAR DIGITAL E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Arquivo Escolar, Era pós-custodial, Documento, Democratização do Acesso à Inf ormaçãoResumo
No movimento de democratização da informação em favor do desenvolvimento do uso de tecnologias da comunicação e informação (TIC) em processos pedagógicos, as escolas públicas podem se valer de documentos orientadores das práticas de um lugar, transformando-os em documentos digitais e/ou virtuais para difusão de conhecimento e saberes dos professores da rede pública de ensino. Na era pós-custodial, o arquivo escolar digital se configura, como dispositivo, para digitalização dos planos de trabalho, criando repositórios com intuito não apenas de guarda, mas também para difundir práticas pedagógicas, de modo a ampliar as redes sociais de interesses, em múltiplas interconexões, tecendo ideias e valores, com o espaço de memória e história de um lugar. Diante disso, o objetivo desse estudo foi de abordar os aspectos estratégicos da digitalização e virtualização dos documentos do Colégio Estadual Governador Lomanto Jr. (CEGLJ). Para a realização do artigo, ele debruçou-se em pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, com procedimento metodológico a partir de estudo de caso, pesquisa bibliográfica e documental, além de sites do âmbito governamentais que tratam do acesso à informação. Ao longo do processo de pesquisa percebe-se a necessidade de se criar uma cultura digital no CEGLJ para fomentar o acesso da comunidade escolar à internet e às tecnologias digitais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.