A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO TERRITÓRIO DO RECÔNCAVO BAIANO
Palavras-chave:
Ensino de História, Identidade, Território de Identidade do Recôncavo BaianoResumo
Trata-se de uma proposta de pesquisa inicial, de natureza básica, de abordagem qualitativa, ancorada nos princípios teórico-metodológico da (auto)biografia, tendo a entrevista narrativa e o questionário semiestruturado como dispositivos de recolha de informações, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET), da Universidade do Estado da Bahia. A problemática é: - como o ensino de História pode contribuir com a formação identitária dos estudantes do ensino médio das escolas localizadas no Território de Identidade do Recôncavo Baiano? A intenção primordial é investigar como o ensino de História, nos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba e São Félix, contribui para a formação identitária dos estudantes do ensino médio que vivem no Território de Identidade do Recôncavo Baiano. Além disso, intenta-se, também, discutir a importância da categoria Território para o ensino de História; conhecer quatro unidades escolares públicas que oferecem o ensino médio nos municípios de Cachoeira, Maragogipe, Muritiba e São Félix para analisar a relação entre o ensino de História e a construção da identidade dos sujeitos que vivem no Território do Recôncavo Baiano; caracterizar as unidades escolares, campo empírico, e os colaboradores da pesquisa empreendida no Território de Identidade do Recôncavo Baiano para analisar como o ensino de História contribui para a formação identitária dos estudantes do ensino médio que vivem no Território de Identidade do Recôncavo Baiano. Os resultados da pesquisa serão divulgados em meios e eventos acadêmicos, de modo a colaborar com a ampliação sobre as questões que versam sobre a identidade dos sujeitos do território investigado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Espaço, memória e (geo)tecnologias
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.