TECNOLOGIAS E INFÂNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES DAS CRIANÇAS DO GRUPO 5 NO CONTEXTO DA CRECHE
Palavras-chave:
Tecnologias, Infâncias, Narrativas infantisResumo
O presente trabalho aborda a relação das tecnologias com a infância e, busca apresentar essa relação a partir das narrativas de aprendizagens de crianças no contexto da creche, o qual surgiu como inquietação oriunda de minha própria prática e experiência como docente de crianças pequenas no contexto da Sociedade da Informação. Tem como problema: como as tecnologias disponíveis no contexto escolar contribuem para a construção de saberes na creche? Para tanto, defini o seguinte objetivo geral: analisar a relação entre tecnologias e infâncias (a partir das narrativas infantis) como contribuição na construção de saberes na infância no contexto escolar da creche. Já, os objetivos específicos são: Mapear o cotidiano escolar na construção de saberes das crianças do grupo 5; Observar no cotidiano das crianças como se dá a inserção e uso das tecnologias no contexto educativo na construção dos seus saberes; Verificar, a partir das narrativas das crianças, como se dá a relação entre construção de saberes e tecnologias no cotidiano escolar. Dialogamos com Levy, Hetkowsy, Junior, Sarmento, Cruz, Coscarelli, Macedo, Flick, dentre outros e a metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, com o Estudo de Caso como método, no qual os dispositivos da observação participante, pesquisa documental, narrativas infantis e diário multimodal são recursos de produção dos dados. Pesquisa em andamento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.