REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO EM AMBIENTE ESCOLAR
Palavras-chave:
Racismo, Escola, Educador, Práticas PedagógicasResumo
Este trabalho se propõe a desencadear reflexões sobre a relação entre o fazer docente e o racismo vivenciados no ambiente escolar. Assim, objetivou-se identificar práticas pedagógicas que auxiliem o professor no enfrentamento do racimo dentro da escola. Foi realizada, inicialmente pesquisa bibliográfica e documental, que buscou apresentar, um breve histórico de como o racismo se estruturou na sociedade brasileira e como ainda se manifesta nas diversas instituições sociais, sobretudo na escola. Em seguida, são propostas algumas ações de enfretamento, concluindo-se que para além das práticas pedagógicas direcionadas, é preciso que o educador, em sua convivência diária com os educandos, dissemine e estimule valores como o respeito e a diversidade, seja ela étnica, ou de qualquer razão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.