QUE COMECEM OS JOGOS! A BATALHA (GEO)CARTOGRÁFICA COMO ARTEFATO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Cartografia, Ensino de Geografia, Batalha (geo)cartográficaResumo
A Cartografia é uma ciência que atrelada ao ensino de Geografia constrói e potencializa o raciocínio geográfico através dos artefatos didático-pedagógicos por ela fornecidos. Assim, estes escritos intencionam apresentar as experiências formativas vivenciadas no âmbito do estágio profissional pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental, no Colégio Estadual de Bandiaçu, distrito de Bandiaçu, município de Conceição do Coité, Território de Identidade do Sisal, estado da Bahia. A prática pedagógica evidenciada é a batalha (geo)cartográfica, construída com o intuito de problematizar a compreensão e a aprendizagem do conteúdo sobre o sistema de coordenadas geográficas – latitude e longitude –, o qual é considerado pelos alunos como um conceito abstrato, por se tratar do estudo de linhas imaginárias. A utilização deste jogo potencializou a aprendizagem dos alunos ao dinamizar e promover uma maior interação na sala de aula e, permitir a compreensão desta localização dos pontos através da junção das letras e números, os quais correspondem respectivamente à longitude e latitude.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.