PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA: DESAFIOS DA INTERDISCIPLINARIDADE
Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Interdisciplinaridade, BNCCResumo
O presente artigo refere-se a um estudo de caso com base nas Práticas Pedagógicas desenvolvidas com os professores dos Colégios da Polícia Militar da Bahia, a partir da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental e Médio, tendo a interdisciplinaridade como caminho para o trabalho do professor. Um olhar para o desenvolvimento de práticas voltadas para a construção da autonomia de professores e estudantes da Educação Básica, recriando e ressignificando o fazer pedagógico. Uma reflexão sobre a seguinte indagação: como o trabalho interdisciplinar poderá proporcionar um maior encantamento pela aprendizagem? Não há pretensão em indicar modelos, mas socializar uma possibilidade de inovação pedagógica, através do trabalho interdisciplinar, que mesmo diante dos dilemas educacionais, vem se revelando como boas práticas educativas, no momento em que promove uma interação, um movimento entre os professores das áreas do conhecimento, a fim de realizar um diálogo que possibilite o trabalho pedagógico com base na referida proposta. A discussão terá como base metodológica o estudo de caso e a revisão de literatura com aporte teórico em autores como Hetkowski, Pombo, Morin, dentre outros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.