PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS NO PROJETO UNIVERSIDADE PARA TODOS- UPT: POSSIBILIDADE DE ACESSO PARA ESTUDANTES DOS MEIOS POPULARES AO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Inovação, Educação, UPT, ProtagonismoResumo
As discussões acerca das práticas pedagógicas inovadoras vêm ganhando repercussões no cenário educacional. Tendo em vista que essas ações, já consolidadas por docentes, possuem uma fonte de aprendizagem numa perspectiva de mudança e de inovação, este relato de experiência teve como objetivo socializar projeto de intervenção em turmas do curso Universidade Para Todos (UPT), que promoveu a oportunidade de vivenciarem uma prática pedagógica inovadora. Tornando-os protagonistas deste fluxo, potencializando o desempenho desses alunos do ensino médio para além da sala de aula com a troca de conhecimentos entre eles e os monitores, fomentando caminhos dinâmicos e debates de conceitos e conflitos sociais, através de uma ação chamada pelos pesquisadores deste artigo, de Giro de Notícias. Foi adotada como metodologia a pesquisa participante, com plena participação do sujeito. Assim, este trabalho propõe reflexão quanto a mudanças na prática pedagógica do curso UPT, as quais visam oportunizar aos estudantes dos meios populares a possibilidade de acesso ao ensino superior.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.