O PODER É DE VOCÊS: O USO DO DESENHO ANIMADO CAPITÃO PLANETA COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA SOBRE CHUVA ÁCIDA
Palavras-chave:
Chuva Ácida, Capitão Planeta, Ensino de QuímicaResumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ação didática com o desenho animado Capitão Planeta como dispositivo para a construção de conhecimentos químicos acerca da chuva ácida e para a contextualização conteúdo Químico funções inorgânicas: ácidos, bases, sais e óxidos. A proposta de ensino contou com a participação de 25 estudantes do 1º Ano do Ensino Médio do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus Nossa Senhora da Glória. A abordagem foi feita no início do terceiro bimestre do respectivo curso, em duas aulas regulares da grade curricular de Química, sendo dividida em três momentos: levantamento das concepções alternativas dos estudantes sobre combustíveis fósseis, apresentação do episódio “chuva ácida” e resolução do questionário “O poder é de vocês”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.