O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS E PRÁTICAS CARTOGRÁFICAS
Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensino-aprendizagem, Linguagem gráficaResumo
O presente texto tem como objetivo apresentar as reflexões construídas por meio do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia II, no curso de Licenciatura em Geografia, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus XI, com incentivo a formação docente e suas metodologias aplicadas em sala de aula no processo de ensino aprendizagem, desenvolvidas por meio de observações e práticas realizadas por intermédio da regência. Nosso intuito é dialogar com as experiências e desafios deste estágio, aproximando os conteúdos curriculares trabalhados em sala com a realidade dos alunos, por intermédio do conhecimento de seu espaço de vivência, tendo como aporte o uso da linguagem gráfica nas produções de gráficos de barra. O estágio mencionado foi realizado em uma turma de 7º ano do Fundamental, no Colégio Municipal de Biritinga, localizada no município de Biritinga, Território de Identidade do Sisal, estado da Bahia. Quanto aos resultados adquiridos através das produções gráficas no espaço escolar foi fundamental para a formação docente, possibilitando o convívio no ambiente escolar e a construção da identidade do aluno, por ter adquirido conhecimento de seu espaço de vivência.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.