MAYA, ANDY E JOSIAS: PRECURSORES DE UMA PRODUÇÃO DISCENTE DE QUADRINHOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • MATEUS SAMPAIO DE SOUSA
  • ANDRE LUIZ SOUZA DA SILVA

Palavras-chave:

Educação, História em quadrinhos, Praticas educativas inovadoras

Resumo

A linguagem dos Quadrinhos ganha importância no meio acadêmico, a partir do resgate pelo Ministério da Educação, através da LDB/1996, que sinalizava a necessidade de utilização de outras linguagens, no ensino básico, abrindo caminho à utilização das HQs, como recurso didático. A partir do entendimento das histórias em quadrinhos como arte, do processo criativo da produção de HQ, que sua utilização destaca-se em ambiente escolar. Pretendeu-se envolver os alunos do Colégio Militar de Salvador/EB numa proposta de construção de conhecimento histórico em sala de aula, através da criação de personagens para uma história em quadrinhos para utilização no ensino, construídas por meio de ações participativas em uma sequência didática, com objetivos de tentar desenvolver um recurso didático-pedagógico para novas produções de HQ, nas aulas de História, observando possibilidade de desenvolvimento do aluno, em seu próprio processo de construção de conhecimento, além da conclusão de objetos de estudo do trabalho deste pesquisador.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade