MAYA, ANDY E JOSIAS: PRECURSORES DE UMA PRODUÇÃO DISCENTE DE QUADRINHOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Palavras-chave:
Educação, História em quadrinhos, Praticas educativas inovadorasResumo
A linguagem dos Quadrinhos ganha importância no meio acadêmico, a partir do resgate pelo Ministério da Educação, através da LDB/1996, que sinalizava a necessidade de utilização de outras linguagens, no ensino básico, abrindo caminho à utilização das HQs, como recurso didático. A partir do entendimento das histórias em quadrinhos como arte, do processo criativo da produção de HQ, que sua utilização destaca-se em ambiente escolar. Pretendeu-se envolver os alunos do Colégio Militar de Salvador/EB numa proposta de construção de conhecimento histórico em sala de aula, através da criação de personagens para uma história em quadrinhos para utilização no ensino, construídas por meio de ações participativas em uma sequência didática, com objetivos de tentar desenvolver um recurso didático-pedagógico para novas produções de HQ, nas aulas de História, observando possibilidade de desenvolvimento do aluno, em seu próprio processo de construção de conhecimento, além da conclusão de objetos de estudo do trabalho deste pesquisador.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.