INTEGRAR PARA INOVAR: OS POTENCIAIS DO MULTILETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • ANTONIO CARLOS FONTES ATTA
  • TÂNIA MARIA HETKOWSKI

Palavras-chave:

Multiletramento, Educação Básica, Educação Científica, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

Este trabalho é um ensaio sobre a concepção de iniciativas que fomentem o multiletramento entrelaçado ao âmbito do ecossistema educacional instituído pelas ações e investigações na Educação Básica do grupo de pesquisas GEOTEC/UNEB, mediado pelo redimensionamento do modelo colaborativo dos projetos articuladores que estruturam o grupo. Partindo da pesquisa exploratória e documental das formas de atuação e dos resultados das agendas de dois projetos articuladores desse grupo, associadas ao pensamento de autores que discutem a premência atual de formas diversificadas de letramento, demonstramos epistemologicamente que o referido ecossistema já existe de forma seminal nas ações do grupo, mas que pode ser reorganizado para evoluir, inovar e potencializar resultados relacionados com o letramento múltiplo, ou multiletramento, integrado aos sujeitos da Educação Básica, conduzindo-os à processos formativos mais completos, ricos e que instituem cidadãos mais bem-preparados para a vida na sociedade contemporânea.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade