IMPLANTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ENSINO FUNDAMENTAL II, NOS COLÉGIOS DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
Palavras-chave:
Educação, Base Nacional Comum Curricular, Práticas pedagógicasResumo
A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define o que toda criança e todo jovem brasileiro têm direito de aprender. A BNCC, que tem caráter normativo e obrigatório, servirá de referência para que as redes de ensino, públicas ou particulares, construam ou reformulem suas propostas curriculares, materiais pedagógicos, avaliações e políticas de formação de professores. A Base é um documento desafiador, pois requer a mudança de uma prática pedagógica conteudista, para uma prática questionadora e voltada para o desenvolvimento integral dos discentes. Todo o processo educacional visa o desenvolvimento de habilidades e competências para compreensão dos fenômenos sociais, o que possibilitará a interferência e/ou modificação da sociedade. Para implantação dessa proposta, é de suma importância o envolvimento de todo o corpo docente, coordenadores e diretores pedagógico e militar (Por se tratar de unidade educacional em convênio com a Secretaria da Educação) para estudo e conhecimento da BNCC, bem como dos documentos que embasam toda a proposta educacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.