EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E O PRINCÍPIO DA ÉTICA PELA ALTERIDADE
Palavras-chave:
Educação Científica, Ética, AlteridadeResumo
O presente resumo pretende discutir questões básicas a respeito construção de uma Educação Científica com baseados na relação entre a Ciência e a Educação com fundamentos em uma ética pautada na noção de alteridade trazida pelo pensador Emmanuel Lévinas (2008, 2009, 2010). Consideramos de extrema relevância promoção da relação entre a ciência e a educação na construção de uma educação científica, em vista o progresso do pensamento, das técnicas, e do desenvolvimento humano que a ciência e a educação podem promover. Contudo, há de se considerar que muitos equívocos graves foram cometidos em nome de uma postura cientificista e em nome de um suposto progresso. Por este motivo se faz importante discutir ética e o reconhecimento da diversidade e alteridade humana como fundamentos basilares para construção da dignidade da pessoa humana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.