AS CRIANÇAS COMO PESQUISADORAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE UMA PRÁTICA INOVADORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Criança, Pesquisa, VivênciasResumo
Este trabalho compreende um relato de experiência desenvolvido num Centro Municipal de Educação Infantil, da cidade de Salvador, Bahia, com crianças de três a quatros anos de idade. Para além de uma descrição sobre um projeto inovador desenvolvido em âmbito educacional, este texto objetiva apresentar a criança como participante e pesquisadora ativa do seu mundo de vivências, questionando e investigando algo que lhe inquiete, trilhando o seu caminho autoral. Nesse processo, destaca-se uma prática inovadora desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios dos alunos, dos diálogos coletivos, dos questionamentos, da valorização em torno das vivências e do uso de uma tecnologia aprazível (Fotografia) para os sujeitos ativos, desenvolvendo uma pesquisa orientada por adultos, mas conduzida pelas crianças, destacando o fazer investigativo dos infantes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.