A URBANIZAÇÃO E A LINGUAGEM MUSICAL: EXPERIÊNCIA FORMATIVA DO PIBID NO TERRITÓRIO DO SISAL
Palavras-chave:
Urbanização, Música, PIBIDResumo
O presente trabalho resulta de intervenções realizadas pelos bolsistas de Iniciação à Docência - ID, vinculado à ação do Ateliê de Educação Geográfica proposto pelo subprojeto “Educação Geográfica: Diversas linguagens, formação docente e Geografia Escolar”, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com financiamento pela CAPES, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, tendo como locus de realização de práticas docentes a turma do 2º ano D do Ensino Médio, turno vespertino, do Colégio Estadual de Biritinga, localizado no município de Biritinga (BA). A intervenção teve como objetivo a utilização da música para abordar o conteúdo geográfico de urbanização e esta atividade possibilitou aos bolsistas perceberem como o uso das diversas linguagens, neste caso a música, pode mobilizar os estudantes e promover aprendizagem geográfica. A intervenção permitiu identificar o nível de criticidade dos discentes acerca das aulas de Geografia e analisar como a música, enquanto dispositivo didático-pedagógico utilizado pelo professor, contribui para o aprendizado do ensino dos conteúdos geográficos. Para realização do trabalho, fizemos uma pesquisa de cunho qualitativo a partir de levantamentos bibliográficos e levantamentos de dados coletados através de questionários aplicados após as intervenções com letras de canções nas aulas de Geografia. As intervenções possibilitaram afirmar que a música é um importante dispositivo didático-pedagógico no ensino e aprendizagem de diversos conceitos e temas da Geografia escolar e elas proporcionaram um importante espaço-tempo de formação para os bolsistas ID e de supervisão do PIBID no Território do Sisal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.