A MÚSICA E A TEMÁTICA DA INDUSTRIALIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PIBID NO TERRITÓRIO DO SISAL
Palavras-chave:
PIBID de Geografia, Linguagem Musical, Industrialização, Território do SisalResumo
Este trabalho intenciona socializar as práticas experienciadas no I Ateliê de Educação Geográfica, a partir do subprojeto “Educação Geográfica: Diversas linguagens, Formação docente e Geografia Escolar”, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES), efetivadas com a turma do 2º ano B vespertino, do Colégio Estadual Professor Plínio Carneiro, situada na cidade de Barrocas-BA, no Território de Identidade do Sisal. O subprojeto proporcionou uma análise acerca da linguagem musical como dispositivo didático-pedagógico no ensino da Geografia e viabilizou processo de ensino-aprendizagem de temáticas da Geografia Escolar. A música é um dispositivo que potencializa o ensino de Geografia e foi a principal linguagem utilizada para mobilizar estudantes em sala de aula numa escola pública do Território do Sisal que aproximou os conteúdos curriculares aos cotidianos dos estudantes. Para nortear as ações foi estruturada uma sequência didática para definir o período de realização de ações do ateliê do subprojeto e seleção das músicas que seriam trabalhadas de acordo com o conteúdo curricular da industrialização, a partir do levantamento prévio dos ritmos musicais mais escutados pelos estudantes. Nessa perspectiva, foi possível trabalhar a temática de industrialização de forma lúdica, prazerosa e significativa com os estudantes da turma supracitada, tendo a linguagem musical como dispositivo didático-pedagógico eficaz e mobilizador para abordar tal temática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.