A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E SUA INCLUSÃO NAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO DA BAHIA
Palavras-chave:
Direitos humanos, Educação, Matriz CurricularResumo
Os direitos humanos foram incluídos e receberam maior destaque nas Constituições dos Estados Soberanos após a Segunda Guerra Mundial. Cenário de muitas barbáries c ometidas, como atentados contra a vida humana e violações expressas contra a dignidade da pessoa humana. Apesar de todo o decorrer histórico dos Direitos Humanos, da importância adotada pela Constituição da República Federativa do Brasil aos Direitos Human os e Fundamentais, o estudo dos Direitos Humanos ainda não faz parte da diretriz curricular na educação básica, sendo esta incluída no ensino superior, em cursos específicos. Justifica-se a pesquisa para que seja demonstrada a necessidade de ser adotado e incluído nas matrizes curriculares da educação básica o ensino dos Direitos Humanos, haja vista que muitos dos cidadãos em formação demonstram desconhecer o conceito destas garantias e até mesmo a sua extensão no cotidiano. O objetivo da pesquisa é a difus ão da importância da incorporação destas garantias fundamentais nas diretrizes escolares de formação do ensino básico. A metodologia aqui adotada foi à exploração oral, esta na qual foi realizada através de pesquisa com jovens em formação do ensino público de Salvador-BA, pesquisa bibliográfica e acesso a acervos. Após todas as entrevistas e pesquisas realizadas chegou-se à conclusão que há a necessidade urgente de inclusão dos Direitos Humanos como componente curricular do ensino básico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.