A CATEGORIA REGIÃO NAS OBRAS DIDÁTICAS DE GEOGRAFIA:UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO (PNLD)
Palavras-chave:
Região, Livros didáticos de Geografia, PNLDResumo
Trata-se de uma proposta de pesquisa inicial, de natureza básica, de abordagem qualitativa vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET), da Universidade do Estado da Bahia, cujo metodologia envolve análise de Obras Didáticas de Geografia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A problematização envolve o seguinte questionamento: - como a categoria região é abordada nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental do PNLD do triênio 2017 a 2019, adotadas em duas escolas públicas localizadas no município de Simões Filho, no Território de Identidade Metropolitano de Salvador? A intenção é investigar como a categoria região é abordada nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental do PNLD de 2017 a 2019, adotados no município de Simões Filho, intentando compreender como essas obras abordam a categoria região para discutir temáticas pertinentes à educação geográfica. Os objetivos específicos são: - abordar a região como uma das principais categorias de análise espacial e conceito fundante no ensino de Geografia; – historicizar o PNLD como uma importante política pública voltada para a educação básica e para o ensino de Geografia; – analisar os livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental do PNLD selecionados e utilizados por duas escolas da rede pública do município de Simões Filho, intentando elencar possíveis conteúdos abordados a partir da categoria região e quais abordagens são feitas nas obras analisadas. Os resultados da pesquisa serão divulgados em meios e eventos acadêmicos, de modo a colaborar com futuras outras publicações didáticas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Educação, práticas pedagógicas inovadoras e (com)temporaneidade
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.