GERMINAÇÃO DE SEMENTES E O MÉTODO CIENTÍFICO NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Iniciação Científica, Aprendizagem Criativa, Feira de CiênciasResumo
A Iniciação Científica no Ensino Médio se apoia primordialmente na busca intensiva da sociedade pelo conhecimento, melhoria da qualidade de vida e domínio das tecnologias. Nessa perspectiva, cria-se no aluno a necessidade de concluir esta modalidade de Ensino desenvolvendo atitudes, habilidades e valores na resolução de situações-problema, por meio do conhecimento científico e tecnológico. Este artigo apresenta a experiência do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista, uma escola pública estadual, que tem como objetivo promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes, oferecendo cursos no turno oposto ao da escola Regular, na qual, utiliza a Iniciação Científica, aprendizagem criativa – mão na massa, como um dos recursos pedagógicos na produção do conhecimento do aluno. É relatada a experiência desde sua fase inicial, na qual são apresentadas as sequências didáticas aplicadas, o projeto de pesquisa desenvolvido, a partir do problema observado pelos alunos e o levantamento de hipóteses, bem como uma atividade mão na massa com a utilização de suculentas e cactos. O resultado da pesquisa e as produções dos alunos serão apresentados na Feira de Ciências do Centro Juvenil e submetido à Feira de Ciências e M atemática da Bahia (FECIBA), juntamente com outros trabalhos produzidos pelos alunos durante o ano letivo. A partir dessas metodologias, os alunos ampliam o acesso às temáticas científicas modernas e aplicam o método científico em suas indagações, dessa forma, conclui - se que as sequências didáticas e a pesquisa realizada contribuíram para Iniciação Científica dos alunos no Ensino Médio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-26
Edição
Seção
CINTERGEO – Dinâmicas socioespaciais e educação cientifica
Licença
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.