DAS GEOTECNOLOGIAS À GEOGRAFIA DAS COISAS

Autores

  • FRANCISCO JORGE DE OLIVEIRA BRITO
  • PRISCILA LOPES NASCIMENTO

Palavras-chave:

Geotecnologias, Geografia das coisas, Educação e contemporaneidade

Resumo

Este trabalho apresenta o redimensionamento da categoria geotecnologias no contexto do Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, núcleo de pesquisa vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação – GESTEC e Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC, ambos no âmbito da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. As geotecnologias são apresentadas em articulação teórica ao pensamento geográfico, bem como analisada sob a resignificação da prática pedagógica mediada pela educação científica, pelas tecnologias da informação e da comunicação, pela geografia das coisas e pelas próprias geotecnologias, inclusive na sua faceta tecnicista. Este trabalho propõe tecer uma articulação epistemológica entre as geotecnologias e a geografia das coisas no âmbito da educação científica. A composição dessa tessitura teórica tem como foco a formação crítica de sujeitos/cidadãos, bem como, oportunizar possibilidades de aprendizagem significativa no âmbito das experiências relacionadas ao lugar, às histórias, aos sujeitos e, também, aos conteúdos. A proposição, especialmente no Brasil dos nossos dias, se alinha à demanda da educação pública na contemporaneidade, a qual tem o deve estar atenta aos que estão do lado de cá.

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Publicado

2019-12-26

Edição

Seção

CINTERGEO – Dinâmicas socioespaciais e educação cientifica