PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR (IC-JR) NO COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA – CPM LOBATO
A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Universidade, Escola pública, Pesquisa, TecnologiaResumo
A parceria entre universidades e escolas públicas tem se mostrado de fundamental importância para o desenvolvimento científico e acadêmico dos alunos do ensino básico. Nesse contexto, o programa (IC-Jr) no CPM Lobato surge como uma iniciativa promissora, visando fomentar o interesse pela ciência e proporcionar aos estudantes do ensino médio uma experiência enriquecedora na área da pesquisa científica. Este resumo apresenta os objetivos, a metodologia utilizada, os resultados esperados e as considerações finais relacionadas a esse programa inovador. A importância da iniciação científica no ensino médio está amplamente documentada na literatura acadêmica e além de despertar o interesse dos estudantes pela ciência, esse tipo de programa promove o desenvolvimento de habilidades essenciais, como pensamento crítico, capacidade de investigação e trabalho em equipe. A parceria entre universidades e escolas públicas potencializa os benefícios desse tipo de iniciativa, permitindo o acesso dos alunos a recursos e conhecimentos especializados, bem como a oportunidade de interação com pesquisadores acadêmicos experientes. O objetivo do programa (IC-Jr) no CPM Lobato é estimular o interesse dos alunos do ensino médio pela ciência e promover sua participação ativa em projetos de pesquisa científica. Os objetivos específicos incluem: (1) desenvolver competências relacionadas ao método científico, incluindo a formulação de hipóteses, o planejamento e a execução de experimentos; (2) promover a interação entre os estudantes e os pesquisadores da universidade, proporcionando um ambiente de aprendizagem colaborativo; (3) incentivar a divulgação científica, por meio da apresentação dos resultados obtidos em eventos acadêmicos e publicações científicas. O programa (IC-Jr) no CPM Lobato está sendo conduzido por meio de um estudo de caso. Foram selecionados alunos do ensino médio interessados em participar do programa para atuarem como bolsistas ou voluntários, que estão sendo orientados por pesquisadores do Departamento de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (ACSO/UNEB) a fim de desenvolver solução robótica para manipulação de objetos por robôs autônomos. Inicialmente os estudantes obtiveram treinamento em pensamento computacional, possuem acesso a laboratórios e equipamentos especializados, e estão sendo incentivados a realizar experimentos como construções de robôs. São realizadas reuniões periódicas para acompanhamento e orientação dos alunos, bem como atividades de divulgação científica. Além do desenvolvimento das habilidades científicas dos estudantes, espera-se que os projetos de pesquisa realizados gerem resultados relevantes para a comunidade acadêmica e para o ambiente escolar público. Esses resultados poderão contribuir para o avanço do conhecimento em áreas específicas, bem como para a resolução de problemas e desafios enfrentados pela sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.