O ENSINO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PARA ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS
Palavras-chave:
Ensino, Escolas públicas, Tecnologia, RobóticaResumo
O ensino da robótica educacional para estudantes de escolas públicas tem se destacado como uma abordagem promissora para o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais no século XXI. A robótica educacional combina conceitos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM em inglês) com o uso de robôs, proporcionando aos estudantes uma oportunidade prática e interativa de aprendizado. A inclusão da robótica educacional nas escolas públicas se faz necessária diante das demandas atuais da sociedade, que exige profissionais com competências tecnológicas e habilidades para resolver problemas complexos. Além disso, diversos estudos têm demonstrado que o uso da robótica no ambiente educacional estimula a motivação dos alunos, promove a aprendizagem ativa e colaborativa, desenvolve o pensamento crítico e criativo, e facilita a compreensão de conceitos científicos e matemáticos. O objetivo geral deste trabalho é analisar os efeitos da aprendizagem da robótica educacional em estudantes de escolas públicas, buscando compreender seus impactos no processo de ensinoaprendizagem e no desenvolvimento de habilidades dos alunos. Os objetivos específicos incluem: (1) Investigar como a robótica educacional contribui para o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem; (2) Analisar a influência da robótica educacional no desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico e resolução de problemas; (3) Avaliar o impacto da robótica educacional na motivação dos estudantes em relação ao aprendizado de disciplinas científicas e matemáticas. Este estudo adotará uma abordagem de estudo de caso, envolvendo o Colégio da Polícia Militar da Bahia - CPM Lobato, como a escola pública selecionada. Serão realizadas atividades práticas de robótica educacional com os alunos, utilizando kits com plataforma programável de prototipagem (arduíno) e materiais eletrônicos. Serão aplicados questionários e entrevistas para coletar dados sobre o engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e a motivação para o aprendizado. Além disso, serão realizadas observações em sala de aula e análise de registros para obter uma compreensão aprofundada do impacto da robótica educacional. Espera-se que os resultados desta pesquisa demonstrem que a aprendizagem da robótica educacional em escolas públicas promove o engajamento dos alunos, estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas e melhora a motivação para o aprendizado, e isso pode ter um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem, preparando os estudantes para os desafios tecnológicos e sociais do século XXI. No entanto, espera-se também identificar alguns desafios que podem surgir diante desse processo, como a necessidade de capacitação dos educadores, a disponibilidade de recursos adequados e o nível de engajamento por parte dos gestores escolares para o tipo de importância e realidade ao qual a escola pública precisa adequar-se.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.