UM OLHAR POR FLORESCER
DESAFIOS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ARTE-EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Palavras-chave:
Arte-Educação, Práticas educativas, FotografiaResumo
Este artigo tem o objetivo de promover uma reflexão sobre possibilidades de práticas educativas no campo da Arte-Educação a partir do descondicionamento do Olhar dos estudantes como maneira de potencializar sua condição de sujeito e promover um maior florescimento de suas subjetividades a partir de atividades visuais, alicerçado no Olhar. No contexto da Educação na contemporaneidade, as práticas educativas, no campo da Arte-Educação, devem promover o quanto possível, a condição infinita do sujeito-estudante, devem considerar, também, o Lugar como condição primordial para desenvolvimento das unidades de sentidos dos estudantes. Acredita-se que deste modo as práticas educativas vão falar e reverberar mais sobre as domesticidades dos alunos do que das propostas curriculares pré-definidas que apresentam outros contextos artísticos poucos frutíferos em determinados contextos socioeducativos. Nesta conjuntura, será apresentada uma sugestão de compreensão da Fotografia como metodologia de trabalho, tendo como significante seu caráter subjetivo e, através desta iniciativa, pensar práticas inovadoras baseadas no cotidiano dos alunos e de seu mundo-vivido. A utilização da fotografia é largamente reconhecida por qualquer pessoa no contexto da contemporaneidade, seja no espaço escolar, seja em sua comunidade fora do muro das escolas, porém a produção de sentidos a partir do florescimento do Olhar deste aluno usuário, através da utilização desta fotografia, transforma uma atividade curricular numa atividade que parece envolver maiores complexidades, o que não é. Um olhar por florescer: desafios nas práticas educativas em arteeducação na contemporaneidade, é uma comunicação que propõe pensar um currículo possível e acessível a qualquer educador de Arte-Educação que deseje promover o Pensamento, a Imaginação, o Olhar e a Criatividade e, deste modo, originar uma educação mais humanizada e consignada com a expressão significante de seus sujeitos iluminados e florescidos.
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