TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA DO PROJETO “A RÁDIO DA ESCOLA NA ESCOLA DA RÁDIO”
Palavras-chave:
Educação científica, Projeto da Rádio, Trajetórias, MemorialResumo
O presente texto demonstra o trabalho desenvolvido por professores pesquisadores e estudantes da educação básica dos estados da Bahia e Sergipe no Projeto “A Rádio da escola na escola da Rádio”, no qual os referidos professores identificam os trabalhos apresentados nos eventos de popularização da ciência pelos jovens pesquisadores do Projeto, no período compreendido entre 2011 e 2021. Tal trabalho de catalogação começou a ser desenvolvido em 2022, como proposta diante das consequências provocadas pela Pandemia da COVID 19, que resultou no afastamento físico dos jovens do Projeto. O objetivo geral da pesquisa é identificar os trabalhos apresentados pelos jovens pesquisadores, a fim de construir o Memorial da Rádio, a partir da trajetória desses jovens estudantes, da diversidade dos temas pesquisados e os sentidos e significados expostos nos eventos. A metodologia baseia-se na busca documental, de forma on line, a partir de arquivos pessoais e do Grupo, bem como internet, através das redes sociais. Durante o transcurso da pesquisa está sendo possível elencar os eventos e ano em que os jovens pesquisadores participaram, bem como outros dados como número de inscritos, premiações e outros. Para construção do referencial teórico utilizamos autores que discutem os potenciais da Educação Científica, as possibilidades dos diálogos hermenêuticos, com a contribuição do filósofo alemão Hans-Georg Gadamer. O resumo revelou-se como uma oportunidade para o exercício de produção de memórias, bem como uma ação articulada com o objetivo de promover sentidos para as práticas existentes no espaço educacional.
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