RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E ENSINO DE GEOGRAFIA
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO NA ESCOLA M. CENTRO EDUCACIONAL DOM BOSCO, BIRITINGA–BA
Palavras-chave:
Programa residência pedagógica, Ensino de geografia, Experiências de formaçãoResumo
Este texto resulta de experiências formativas vivenciadas no âmbito do Programa Residência Pedagógica, da Universidade do Estado da Bahia, intitulado“Tempos e percursos da docência: educação geográfica e saberes-fazeres na escola” (OLIVEIRA; PORTUGAL, 2022), cuja experiência envolve uma turma do 9º ano, do Ensino Fundamental, Anos Finais, da Escola Municipalizada Centro Educacional Dom Bosco, da rede pública de educação do município de Biritinga-BA, a partir de ações desenvolvidas durante as aulas de Geografia na escola núcleo do subprojeto. A questão que mobiliza esta escrita é: - Como o PRP tem impulsionado o processo de ensino-aprendizagem em Geografia na escola parceira e potencializado a formação inicial e continuada de professores? Nossa intenção com esta escrita é refletir acerca das potencialidades do PRP para a formação inicial e continuada de professores de Geografia que são oportunizados a vivenciar este importante programa de valorização da formação docente enquanto bolsistas residentes e professor preceptor. Com isso, mediante a reflexão de situações que emergem no/do cotidiano escolar, refletimos sobre a importância de pensar e praticar um ensino de Geografia cada vez mais alicerçado na realidade dos estudantes e de suas experiências socioespaciais. Além disso, empreendemos um esforço de analisar a importância da incorporação de aparatos tecnológicos no ensino da Geografia escolar através de proposições de práticas de ensino que intencionam potencializar o ensino de conceitos, conteúdos e temas da Geografia na escola já que as mudanças recorrentes nas formas de se comunicar, expressar sentimentos, hábitos e costumes repercutem nas maneiras de ser e estar na sala de aula dos estudantes na atualidade, as quais exigem adequações do ser, saber e fazer docente. Nesse sentido, o processo de formação para o exercício da docência é contínuo, tendo em vista que as situações experienciadas no devir do cotidiano escolar nos condicionam a isso. Logo, a utilização de recursos tecnológicos nas aulas interfere diretamente nas aprendizagens dos estudantes, tendo em vista que as inserções desses dispositivos possibilitam um maior engajamento e atenção dos jovens frente os conteúdos trabalhados refletindo no modo como estes são apreendidos. Após a realização de uma ação didática vinculada ao PRP na escola parceira, pode-se inferir que as atividades do PRP que envolvem as observações da prática do preceptor, os diálogos com eles e com as docentes orientadoras possibilitam uma formação mais sólida para a atuação docente do bolsista do PRP.
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