PROJETO HQ-E DIGITAL
PLATAFORMA DIGITAL COMO SUPORTE A PROCESSOS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Plataforma digital, K-Lab/GEOTEC, Histórias em quadrinhosResumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa em andamento, Projeto HQ-E digital, sobre a construção de uma plataforma digital gratuita para elaboração de Histórias em Quadrinhos (HQs), com o intuito de ser disponibilizada, como recurso pedagógico, para escolas públicas do Estado da Bahia. Esse projeto, iniciado em 2020, desenvolvido através da Metodologia Colaborativa, é uma produção dos(as) pesquisadores(as) do Laboratório de Projetos, Processos Educacionais e Tecnológicos – K-Lab, projeto articulador do Grupo de Pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O mesmo está sendo financiado pelo Programa de Pesquisa Aplicada, Tecnologias Sociais e Inovação (PROINOVAÇÃO) através do Edital 033/2022 da UNEB, publicado no Diário Oficial do Estado – DOE de 23/04/2022. Os recursos obtidos pelo edital possibilitaram a contratação de uma empresa para o desenvolvimento da plataforma digital. Através deste projeto busca-se disponibilizar HQs digitais como recurso pedagógico para ser utilizado em sala de aula em escolas públicas do Estado da Bahia. Seu diferencial é ser gratuito, uma vez que as plataformas existentes atualmente na internet, para usar todos os seus recursos, precisa-se pagar, na maioria das vezes. Sendo assim, espera-se que essa pesquisa, desenvolvida colaborativamente pelo(as) pesquisadores(as) do K-Lab/GEOTEC, possibilite explorar o potencial criativo das HQs digitais, de forma gratuita, como recursos pedagógicos para ser explorado na educação básica. Além disso, espera-se que o processo de pesquisa viabilize a criação de um ambiente digital, que através da elaboração de HQs com intencionalidades pedagógicas nas diversas áreas do conhecimento, possa promover sinergia entre Grupo de Pesquisa, Universidade e Escola, no intuito colaborar com a educação do Estado da Bahia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.