PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS
AÇÕES TRANSFORMADORAS DO INSTITUTO ALUMI MEDIADAS PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Prática psicopedagógica, Tecnologias digitais, Instituto ALUMIResumo
O presente trabalho apresenta o resumo da pesquisa realizada entre abril de 2021 e dezembro do ano de 2022 no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aapresentando como objetivo analisar as potencialidades das tecnologias digitais nas Práticas Psicopedagógicas on-line, realizadas no Instituto ALUMI. Assim inicia-se partindo da análise da realidade pandêmica mundial, instalada com o Covid-19 que desestrutura as pessoas, pela necessidade de mantê-las isoladas socialmente, sendo necessária a implantação da Assistência Psicopedagógica Online mediada pelas Tecnologias Digitais. Tais práticas foram desenvolvidas pelo grupo de Voluntárias do Projeto TransformAção, da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp, sessão Bahia) no Instituto Social Minervina e Aluísio Pereira (ALUMI). Cabe-nos destacar que partindo do cenário pandêmico da não presencialidade das aulas e dos atendimentos psicopedagógicos, as Tecnologias Digitais se fizeram essenciais no andamento do trabalho desenvolvido pelas psicopedagogas, no contato com as famílias dos sujeitos atendidos pelo Instituto, porém faz-se necessário enfatizar que muitas crianças e adolescentes ficaram sem atendimento devido aos problemas com a falta de acesso aos instrumentos tecnológicos, a rede de internet e uso destes nos processos escolares. Com o intuito de analisar essas circunstâncias, utilizou-se a metodologia da Pesquisa Participante, baseada nos pressupostos de Paulo Freire (1996) e Carlos Brandão (2006), na qual foram escutadas, através de Encontros Dialógicos e Entrevistas Individuais, as Psicopedagogas Voluntárias, as famílias e as crianças atendidas, o que resultou na análise das questões que permearam os atendimentos na intervenção psicopedagógica comunitária, realizada pelo ALUMI.
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