PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GEOTECNOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Geotecnologias, Ensino de matemática, Educação básicaResumo
Este é um projeto de pesquisa de doutorado em andamento, pelo programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, que se propõe a investigar práticas pedagógicas geotecnológicas contextualizadas para o Ensino de Matemática numa perspectiva contemporânea, visando uma educação transformadora na Educação Básica. É uma pesquisa educacional cujo delineamento metodológico está pautado na abordagem colaborativa cujo objetivo é construir colaborativamente, com os professores de matemática da rede pública da Educação Básica, práticas pedagógicas geotecnológicas para o Ensino de Matemática. A abordagem metodológica deste trabalho está pautada na pesquisa colaborativa, que possibilita transformações nos espaços educacionais uma vez que o pesquisador não apenas partilha conhecimentos, mas propõe mediações acarretando reconstruções de conhecimentos. Neste ínterim, o professor passa a ser visto como sujeito que tem papel ativo cujos saberes devam ser valorizados e a partilha de conhecimentos são mediados pela prática em sala de aula. Logo assim, práticas pedagógicas geotecnológicas seriam as diferentes estratégias utilizadas pelo professor para mobilizar os conhecimentos dos sujeitos (alunos) na sua forma de ver, estar, interferir, socializar no e com o mundo. Estas construções acontecerão através de encontros reflexivos que intitulamos de rodas de conversa. Até o presente momento, como se trata de uma pesquisa em andamento, já contactamos os professores que farão parte destas rodas de conversa e já realizamos três encontros. Esperamos que até o final de 2023 acontecem mais cinco rodas de conversa que possibilitem ao professor de matemática transformar suas práticas pedagógicas em geotecnológicas e assim possibilitar uma transformação na prática de ensino da matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.