PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GEOTECNOLÓGICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Samira Souza Feitosa
  • Tânia Maria Hetkowski

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Geotecnologias, Ensino de matemática, Educação básica

Resumo

Este é um projeto de pesquisa de doutorado em andamento, pelo programa de pós-graduação em Educação e Contemporaneidade, da Universidade do Estado da Bahia, que se propõe a investigar práticas pedagógicas geotecnológicas contextualizadas para o Ensino de Matemática numa perspectiva contemporânea, visando uma educação transformadora na Educação Básica. É uma pesquisa educacional cujo delineamento metodológico está pautado na abordagem colaborativa cujo objetivo é construir colaborativamente, com os professores de matemática da rede pública da Educação Básica, práticas pedagógicas geotecnológicas para o Ensino de Matemática. A abordagem metodológica deste trabalho está pautada na pesquisa colaborativa, que possibilita transformações nos espaços educacionais uma vez que o pesquisador não apenas partilha conhecimentos, mas propõe mediações acarretando reconstruções de conhecimentos. Neste ínterim, o professor passa a ser visto como sujeito que tem papel ativo cujos saberes devam ser valorizados e a partilha de conhecimentos são mediados pela prática em sala de aula. Logo assim, práticas pedagógicas geotecnológicas seriam as diferentes estratégias utilizadas pelo professor para mobilizar os conhecimentos dos sujeitos (alunos) na sua forma de ver, estar, interferir, socializar no e com o mundo. Estas construções acontecerão através de encontros reflexivos que intitulamos de rodas de conversa. Até o presente momento, como se trata de uma pesquisa em andamento, já contactamos os professores que farão parte destas rodas de conversa e já realizamos três encontros. Esperamos que até o final de 2023 acontecem mais cinco rodas de conversa que possibilitem ao professor de matemática transformar suas práticas pedagógicas em geotecnológicas e assim possibilitar uma transformação na prática de ensino da matemática.

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Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação