OBJETIVOS PEDAGÓGICOS NORTEADORES DO PROJETO HQ/KLAB NA PERSPECTIVA DOS PROCESSOS EDUCACIONAIS E TECNOLÓGICOS

Autores

  • Antonio Atta
  • Taise Passos Cilindro

Palavras-chave:

Projeto HQ/K-Lab, História em quadrinhos, Objetivos pedagógicos

Resumo

Este texto se insere nas propositivas do projeto História em Quadrinhos (HQ), sob a perspectiva dos processos educacionais e tecnológicos como recurso pedagógico em sala de aula. O projeto HQ foi concebido pelo Laboratório de Projetos e Processos Educacionais e Tecnológicos – KLab, vinculado ao Grupo de Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. O projeto encontra-se atualmente em estágio de desenvolvimento, com foco principal na construção de uma plataforma digital para HQs. Uma vez finalizada, a plataforma será usada no apoio à produção e publicação de HQs, a serem usadas como recurso pedagógico pelas escolas da Rede Pública de ensino da Educação Básica no estado da Bahia. No âmbito do projeto HQ, optou-se por desenvolver uma HQ piloto que servisse não somente para avaliar a usabilidade e demais recursos tecnológicos de produção e publicação de HQs na plataforma, como, adicionalmente, permitisse a utilização dessa HQ piloto nas escolas, justificando a realização deste estudo. Nesse contexto, a pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo explorar componentes estruturantes potenciais no que tange especificamente à definição de objetivos pedagógicos nos processos educacionais e tecnológicos a partir das plataformas digitais, aliado ao estágio atual de evolução do projeto HQ/K-Lab. Como resultados da pesquisa, foram delineados, com alicerce científico, os objetivos pedagógicos para a produção de uma HQ piloto e, de modo complementar, esse processo de investigação culminou em um modelo a ser seguido para orientar a especificação dos objetivos pedagógicos das edições futuras de HQs do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação