O GRUPO DE PESQUISA COMO ESPAÇO FORMATIVO COLABORATIVO
OLHAR DO PESQUISADOR INICIANTE
Palavras-chave:
Formação do pesquisador, Grupo de pesquisa, Aprendizagem colaborativaResumo
Este estudo tem como objetivo apresentar aspectos que contribuem para grupos de pesquisa na Instituição de Ensino Superior (IES), como um espaço que forma colaborativamente o pesquisador, em especial o iniciante. Ele se justifica pelo lugar de fala dos discentes da pósgraduação, envolvidos em projetos articuladores. Os membros do grupo desenvolvem atividades acadêmicas, sociais e políticas que contribuem para a formação coletiva dos pesquisadores que nele atuam, desde o líder (orientador), mestres egressos, os que estão em formação em mestrado e doutorado e também grupos parceiros de outras instituições. Trata-se de uma pesquisa de opinião sobre o processo colaborativo na universidade através de um grupo de pesquisa, como um estudo de caso. Os resultados apontam para uma metodologia da aprendizagem colaborativa que acontece no grupo, a partir da interação entre seus participantes, em reuniões periódicas com a troca de saberes, que revelam aspectos como: discussões de textos previamente estudados; a estrutura da escrita acadêmica de artigos científicos; a orientação dos projetos e dissertações do mestrado, a organização de eventos. Logo, a compreensão é que a formação do pesquisador é um ato social, a partir do conhecimento científico. Para além do conhecimento científico, a orientação coletiva e o grupo de pesquisa têm o potencial de propiciar um envolvimento dos partícipes na ambiência do cotidiano acadêmico. Cada integrante do grupo é um vetor de atração no sentido de tornar tal ambiente mais formativo e colaborativo, compreendido como agrupamento humano destinado aos encontros do debate e propositivas, para a resolução de questões surgidas no âmbito das ciências.
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