JOGOS DIGITAIS E O PROTAGONISMO DE PESSOAS TRANS NEGRAS

Autores

  • Lohan Akin Sampaio Silva
  • Paulo Marcelo Spínola Ramos Pereira e Pereira

Palavras-chave:

Trans, Jogos digitais, Negros, Personagens

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é debater a falta de protagonismo de pessoas trans negras no mercado de jogos digitais, visando identificar e ressaltar onde e como essas pessoas estão sendo representadas. Historicamente, o imaginário social é marcado pelo preconceito em relação aos corpos que fogem do padrão hétero, cis e normativo. Os corpos que não se encaixam nesse padrão sofrem com o processo de exclusão social e quando falamos dos corpos de pessoas trans negras, o processo é ainda mais doloroso. Assim, através deste estudo, busco mostrar como esse imaginário social afeta diretamente a representatividade de pessoas transexuais e afro diaspóricas nos jogos digitais. Foi realizado um estudo acerca da representação de personagens trans nos jogos digitais, dando ênfase à identificação de padrões de abordagens que reforçam estereótipos. Para explorar essas questões, foi utilizado o conceito de interseccionalidade adotado pela doutora em estudos de gênero Carla Akotirene, para compreender como o cruzamento das questões sobre raça, classe e gênero ocorrem dentro das mídias de jogos digitais. Visando assim, entender como essa representatividade chega para pessoas trans negras dentro da comunidade dos games e a importância dessa representação na sociedade. Para realizar esse estudo, foi adotada a metodologia de pesquisa bibliográfica na coleta de dados para análise. Além disso, esse estudo também visa construir coletivamente uma inquietação sobre como e em qual lugar as pessoas trans negras são colocadas socialmente e como isso pode afetar o mercado de jogos.

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Publicado

2023-08-11

Edição

Seção

Categoria I: Pesquisadores da Graduação e Pós-graduação