INTEGRAÇÃO DE ARQUEOLOGIA E GEOPROCESSAMENTO
EXPLORANDO O POTENCIAL DAS GEOTECNOLOGIAS NA PESQUISA ARQUEOLÓGICA
Palavras-chave:
Arqueologia, Geotecnologias, Confluência dos rios Parnaíba e Poti, Humanidades digitaisResumo
A integração de arqueologia e geoprocessamento tem se mostrado uma abordagem promissora na pesquisa arqueológica. O uso de geotecnologias, como sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto e análise espacial, permite mapear, visualizar e analisar dados espaciais relacionados aos sítios arqueológicos com maior eficiência. Essa integração proporciona uma compreensão mais completa dos sítios, identificando padrões espaciais, relações entre artefatos e o ambiente circundante. Além disso, as geotecnologias auxiliam no planejamento de escavações, na identificação de áreas de potencial arqueológico e na preservação do patrimônio arqueológico. A colaboração contínua entre arqueólogos e especialistas em geotecnologias promove avanços na compreensão do passado humano e na gestão sustentável desses locais. Para tanto, foi possível desenvolver neste projeto um mapa narrativo sobre a História Profunda da Confluência dos Rios Parnaíba e Poti no Story Map da ERSI.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.