INOVAREDE
PROCESSOS FORMATIVOS E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA COM PERCURSOS DE PRÁTICAS ESCOLARES
Palavras-chave:
Processos formativos, Educação científica, SustentabilidadeResumo
O aumento de pessoas vivendo da catação de resíduos sólidos em meio as lixeiras das cidades despontou em maior evidência após o período pandêmico. Tal movimento instigou a criação de um projeto piloto com o objetivo de fomentar a inovação através da iniciação científica de estudantes do ensino fundamental (9º ano) na investigação de trabalhos de pessoas/famílias voltadas a catação de resíduos sólidos nos bairros da cidade de Dias d’Ávila/BA, tendo em vista o gerenciamento de processos e de sujeitos protagonistas da ação como parte de sua história e memória. Para tanto faz-se necessário criar espaços de diálogos com esses estudantes sobre pesquisa em educação científica no âmbito da escola da rede pública municipal de ensino deste Município. Como metodologia destaca-se a pesquisa participante - colaborativa por compreender práticas inovadoras como ações pedagógicas e educativas, a partir da potencialização da diversidade cultural, social e econômica, socializada pela história e memória em rede educativa, que armazena informações com o desenvolvimento da Tecnologia Social (TS), que é reconhecida pelos agentes sociais como possibilidade de construir sociedades equilibradas (CALDAS; LEAL; PITANGA, 2005). Como resultado desta pesquisa, ele leva a despertar o interesse dos estudantes em desenvolver pesquisa científica de forma implicada, apresentar à sociedade diasdavilense estratégias tecnológicas através de um aplicativo de celular para a melhoria/apoio ao trabalho dos catadores de resíduos sólidos de forma a potencializar/qualificar as práticas existentes na comunidade local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.