HISTÓRIA EM QUADRINHOS – HQ-LAB
PROCESSOS EDUCACIONAIS E TECNOLÓGICOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM SALA DE AULA
Palavras-chave:
História em quadrinhos, Plataforma digital, Práticas pedagógicasResumo
O presente texto, aborda o desenvolvimento do projeto denominado História em Quadrinhos HQ-Lab: Processos Educacionais e Tecnológicos como Recurso Pedagógico em Sala de Aula. O projeto em fase de desenvolvimento, vai gerar uma plataforma digital, ou seja, um laboratório de história em quadrinhos, com a finalidade de desenvolver ações nos departamentos da Universidade do Estado da Bahia, para a promoção de projetos de tecnologia social e pesquisa aplicada, que gerem produtos, serviços e processos, tendo como objetivo geral, desenvolver e difundir uma plataforma digital gratuita para produção de histórias em quadrinhos como recurso pedagógico em escolas públicas do Estado da Bahia e como objetivos específicos, promover ações formativas com perspectivas de inovação pedagógica, tecnológica nos espaços educativos; Suscitar o entendimento do uso das histórias em quadrinhos aplicadas a educação, amparadas as tecnologias digitais, e; Dinamizar práticas em sala de aula. A pesquisa será desenvolvida por meio da Metodologia Colaborativa, dinâmica que possibilita o imbricamento entre teoria e prática, e na união de diferentes personagens, com um intuito de refletir e aprofundar conhecimentos e saberes acerca do objeto de estudo em discussão. Estando o projeto em fase de desenvolvimento da plataforma digital, os resultados esperados, anseiam possibilitar a qualificação dos participantes, professores e alunos a utilização das histórias em quadrinhos na educação, promovendo debates nas instituições escolares, produzindo dinâmicas pedagógicas, envolvendo as histórias em quadrinhos e tecnologias digitais, disponibilizando através da universidade, departamento e grupo de pesquisa, de forma gratuita, uma plataforma digital para todas as escolas do Estado da Bahia mesmo após o período vigente do projeto. A adesão às metodologias inovadoras e ao uso das histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica, contribuirá para uma educação mais efetiva e significativa, proporcionando um ambiente de aprendizado enriquecedor para os alunos e colaborando com o desenvolvimento educacional do estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.