E-PESCADOS
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM O USO DAS TECNOLOGIAS AUXILIANDO NAS DINÂMICAS ECONÔMICAS DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS
Palavras-chave:
Educação financeira, Pescadores, Tecnologia, E-pescadosResumo
A Educação Financeira no Ensino Médio pode contribuir na construção do projeto de vida dos alunos, tendo em vista que, nesse período do ensino básico, o público é composto por jovens que se preparam para a universidade e o mundo do trabalho. Nesta etapa, grande parte dos estudantes já pratica alguma atividade remunerada ou recebe valores da família. Diante disso, o ensino da Educação Financeira visa atender às necessidades locais e proporcionar mudanças na vida dos estudantes pescadores. Os sujeitos desta pesquisa foram os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Juracy Magalhães, no município de Salinas da Margarida, Bahia. Apresentamos aqui o processo de criação do protótipo do aplicativo EPescados, decorrente da pesquisa de mestrado intitulada Educação Financeira no Ensino Médio sob o olhar de um professor pescador de Salinas da Margarida Bahia. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa participante, aplicada, de natureza qualitativa. Os dados foram coletados através dos relatos e vivências dos alunos pescadores, nas aulas da componente eletiva I- Rede de Educação Financeira: Pescando Sonho, registrados nos diários da maré e, como procedimento de análise, utilizou-se a análise de conteúdo. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de criação do protótipo do aplicativo E-pescados a partir das aulas de Educação Financeira no município de Salinas da Margarida, Bahia. Por fim, a estratégia pedagógica desenvolvida durante a pesquisa possibilitou repensar a maneira como os jovens lidam com os recursos e quais impactos podem causar no orçamento familiar podendo, desse modo, auxiliar os estudantes pescadores na otimização do seu ofício, melhorando, assim, a qualidade de vida deles e da comunidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.