ENCONTROS FORMATIVOS DE ROBÓTICA EDUCACIONAL
PESQUISA DE CAMPO
Palavras-chave:
Robótica educacional, Educação matemática, Aprendizagem dialógica, Educação básicaResumo
Este trabalho apresenta um projeto de extensão, ainda em andamento, que visa promover Encontros Formativos de Robótica Educacional – EFRE para um grupo de alunos e alunas do Ensino Médio de uma Escola de Tempo Integral da Rede Pública de Salvador. Os EFRE fazem parte da investigação de campo da pesquisa de doutorado “ROBÓTICA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: explorando a aprendizagem dialógica no Ensino Médio”, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, do Departamento de Educação, Campus I da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. A pesquisa está sendo desenvolvida pela pesquisadora do Grupo de Pesquisa Geotecnologias Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, Maria Lívia Astolfo Coutinho, sob a orientação da Profª Dra.Tânia Maria Hetkowski. Um dos objetivos dos EFRE é investigar como a Robótica Educacional, em sinergia com a Educação Matemática, pode contribuir para a aprendizagem dialógica da Matemática de alunos e alunas do Ensino Médio no contexto da Sociedade em Rede. Essa investigação fornecerá informações para análise e discussão da tese. A metodologia segue os princípios da Pesquisa Participante. Espera-se que os EFRE contribuam para a formação de jovens alunos e alunas do Ensino Médio, da Rede Pública, numa perspectiva colaborativa.
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