EDUCAÇÃO CENTÍFICA NA EJA
EXPERIMENTANDO A PESQUISA A PARTIR DA COMIDA PATRIMONIAL DA BAHIA
Palavras-chave:
Comida patrimonial, Educação científica, EJA, PesquisaResumo
No Brasil, a educação de qualidade é um desafio, com altas taxas de analfabetismo e disfunção idade/série. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) busca corrigir essas falhas, mas enfrenta obstáculos, inclusive falta de materiais e estrutura adequada. Para combater a evasão escolar, é necessário adotar abordagens pedagógicas inovadoras, como a educação científica. A história da comida, especialmente a comida patrimonial, aquela que pertence ao imaginário identitário de um povo, desperta o interesse dos alunos da EJA. Explorando esse tema, é possível compreender aspectos culturais, sociais e históricos, além de defender a identidade e a memória de um povo. O projeto em andamento na Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, visa estimular o interesse pela pesquisa e escrita científica, preservar o conhecimento ancestral e estabelecer registros desse patrimônio de forma participativa, colaborativa e prática. O projeto está em fase inicial, com encontros semanais, nos quais os alunos são ouvidos, pesquisas educacionais e atividades práticas são realizadas e os alunos demonstraram entusiasmo e valorização de seus conhecimentos, percebendo a conexão entre seus saberes prévios e o conhecimento científico. O projeto busca promover a educação científica na EJA por meio do estudo da alimentação patrimonial baiana, valorizando os saberes dos alunos e estimulando sua participação ativa na construção do conhecimento. Tudo isso nos ajuda a compreender como a temática da comida patrimonial da Bahia pode oferecer subsídios para um projeto de educação científica nessas turmas. Assim, podemos despertar o interesse pela pesquisa e escrita científica, produzindo registros e divulgação desses conhecimentos.
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