ECOSSISTEMA DE EDUCAÇÃO DIGITAL E O JOGO PHILOAPP
UMA POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICANO ENSINO DE FILOSOFIA
Palavras-chave:
Ecossistema de educação digital, Educação científica, Filosofia, Jogos digitaisResumo
Este estudo tem como objetivo desenvolver um ecossistema de educação digital apoiado no jogo PhiloApp, para potencializar a educação científica no ensino de filosofia. Em particular, este trabalho busca identificar possibilidades da educação científica a partir do ensino de filosofia; analisar a potencialidade dos jogos digitais no ensino de filosofia; desenvolver o PhiloApp, junto aos estudantes; e modelar os elementos constituintes de um ecossistema de educação digital que possa potencializar a educação científica a partir do ensino de filosofia. Assim, esta pesquisa pretende responder à seguinte questão: como o Ecossistema de educação digital, com apoio do jogo digital PhiloApp, potencializa a educação científica no ensino de filosofia para estudantes do Ensino Médio? Considerando o caráter prático e colaborativo, foi escolhido a Design-BasedResearch (DBR) como metodologia desta pesquisa. Estruturamos três campos de referenciais que muito vem contribuindo para a compreensão do processo de aplicação da pesquisa e de construção do conhecimento: ecossistema de educação digital; o ensino de filosofia a partir do desenvolvimento de jogos digitais; e educação científica à luz das tecnologias digitais. No processo de formação do ecossistema de educação digital, o desenvolvimento da pesquisa direcionou para a escolha os seguintes fatores abióticos: Google Classroom, YouTube, Meet, PhiloApp e Whatsapp, que interagem com os fatores bióticos: Professor, Estudantes, Conteúdos. Esta interação está resultando em pesquisas realizadas pelos estudantes, em que o diálogo com os filósofos vem possibilitando uma mudança de percepção sobre o ensino de filosofia, os alunos começam a perceber que podem aplicar teorias e fazerem reflexões críticas sobre temas relacionados às suas vivências e compreender um pouco mais experiências de dentro e fora da escola. Algumas destas pesquisas estudantis vêm sendo publicadas em revistas e anais de congressos. O estudante da escola pública é o protagonista nos processos de implementação deste ecossistema, incluindo a criação do jogo digital. Este estudo ainda está em andamento, sendo iniciado em um contexto pandêmico da COVID-19.
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