A REVOLUÇÃO DE GÊNERO
INSTALAÇÃO (PER)FORMATIVA NA FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE BARREIRAS/BA, 2022
Palavras-chave:
Curadoria educativa, Festa literária, Instalação (per)formativaResumo
Este estudo se justifica pela socialização do conhecimento e formação de público na área artística, o qual se utiliza das tecnologias digitais para a apreciação da temática de gênero dentro de um processo educativo em espaços públicos. O objetivo deste estudo foi de apresentar aspectos que permeiam uma instalação artística, a partir do cotidiano da revolução de gênero verificadas por mulheres na contemporaneidade, sem perder de vista o contexto por meio dos seus relatos de vida. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos específicos: 1) apresentar uma experiência audiovisual com fragmentos de fotoperformances; 2) apresentar uma audioperformance sensorial, com relatos sobre silenciamento de mulheres de diversos estados brasileiros; 3) desenvolver uma oficina a partir da atividade intitulada: “Refletindo sobre gênero”, com base no filme: “Era uma vez outra Maria”, seguida de uma roda de conversa, a fim de discutir e problematizar como as questões de gênero afetam as relações sociais dos estudantes. O estudo de referencial bibliográfico trouxe os descritores curadoria educativa, festa literária, instalação (per)formativa, que se utilizou da biografia de 31 mulheres a inspirar as autobiografias dos participantes envolvidos na apreciação visual e auditiva, através de suas interpretações em oficina realizada durante o evento da Festa Literária Internacional em Barreiras na Bahia/2022. Os resultados e conclusões apontaram para a possibilidade do intermédio das tecnologias digitais e da arte propositiva desenvolver potencial diálogo entre participantes e seus intermediadores da instalação (per)formativa realizada, de modo a obter a reflexão sobre o próprio cotidiano em que os diferentes gêneros se apropriam de seus lugares de fala.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.