A QUEBRA DO APARENTE DESINTERESSE DOS ESTUDANTES NAS AULAS DE QUÍMICA UTILIZANDO APARELHOS CELULARES DENTRO DA METODOLOGIA ATIVA JIGSAW
Palavras-chave:
Jigsaw, Metodologia ativa, Aparelhos celularesResumo
A educação básica no Brasil vem apresentando vários desafios. A má utilização dos aparelhos celulares em meio à aula, bem como, os estereótipos que incitam a desvalorização dos profissionais da educação e da ciência são alguns desses desafios. Uma das possibilidades para reverter a postura de desinteresse de jovens estudantes em sala para com as aulas de Química e é o foco da pesquisa apresentada neste trabalho é a utilização de aparelhos celulares dentro da metodologia ativa Jigsaw. A pesquisa objetiva promover o interesse dos estudantes nas aulas de química utilizando aparelhos celulares dentro da metodologia ativa Jigsaw e procurou fazer isso avaliando de forma qualitativa, através dos indícios observados, a mudança de postura em sala de aula de alguns estudantes que utilizam os celulares para fins diversos que não contemplam a aula bem como estimular o interesse e o envolvimento deles. A pesquisa foi realizada em duas turmas do ensino médio de um colégio da rede pública estadual da Bahia, sendo uma turma do segundo ano e outra do terceiro ano, durante o período de regência do Programa de Residência, aplicando a metodologia ativa em conjunto com o estímulo à utilização de aparelhos celulares, como recurso para pesquisas em uma das turmas e a metodologia tradicional em outra turma. A pesquisa apresentou resultados qualitativos positivos em relação ao despertar indícios de interesse e participação na turma em que foi aplicada a metodologia ativa em conjunto com o estímulo à utilização de aparelhos celulares comparativamente à outra turma que não foi aplicada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.