A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
Aprendizagem, Lógica de programação, Estudantes, TecnologiaResumo
A crescente presença da tecnologia em nosso cotidiano torna o conhecimento de programação computacional uma habilidade essencial para o século XXI. O ensino da lógica de programação nas escolas de ensino médio desempenha um papel fundamental ao preparar os estudantes para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho atual, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e analíticas. Neste trabalho, abordaremos a importância do ensino da lógica de programação para os estudantes do ensino médio, considerando a realização de um projeto de iniciação científica (PIBIC-Jr) da colaboração firmada entre o Colégio da Polícia Militar - CPM Lobato e a Universidade Estadual da Bahia (UNEB), onde estão elucidados os objetivos gerais e específicos, a metodologia adotada, os resultados e discussões esperados, bem como as considerações finais sobre os impactos educacionais e acadêmicos. Este trabalho tem como objetivo geral destacar a correlação entre a aprendizagem da lógica de programação e o aumento da performance escolar com base na experiência de alguns alunos do ensino médio da rede pública de ensino. Os objetivos específicos incluem: (i) Analisar a relevância da lógica de programação no desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes do ensino médio e (ii) Avaliar a percepção dos estudantes sobre a importância e utilidade da lógica de programação em suas vidas acadêmicas e profissionais futuras. O presente trabalho adota uma metodologia baseada nas aulas de lógica de programação ministradas por professores do Departamento de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais da Universidade do Estado da Bahia (ACSO/UNEB). Essa abordagem visa atender aos estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio do Colégio da Polícia Militar - CPM Lobato, por meio de uma combinação teórico-prática, que inclui exercícios práticos e atividades em grupo. Os dados gerados por meio do desempenho dos alunos foram analisados qualitativamente e quantitativamente com base em seus rendimentos acadêmicos e então comparados às estatísticas instituídas antes do início das atividades, e ao fim do curso. Espera-se que os resultados deste estudo evidenciem a importância do ensino da lógica de programação para os estudantes do ensino médio, fornecendo subsídios para uma possível inclusão dessa disciplina no currículo escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nestes Anais concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem aos Anais o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nestes Anais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nestes Anais.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.